Postos de Carregamento

Postos de Carregamento

Energia em todo o lado!

0
Nº de Postos de Carregamento
0
Nº de Carregamentos
0
kW Consumidos

Pergunte o que quiser

Sim.
O cartão fornecido por qualquer CEME, desde que válido, dá acesso a todos os postos da rede Mobi.E independentemente do Operador do Posto de Carregamento (OPC).

É a rede composta pelos postos de carregamento de todos os Operadores (OPC) devidamente licenciados em Portugal, que estão disponíveis para utilização por qualquer utilizador de veículos elétricos, independentemente do CEME com quem tenha contratado a aquisição de eletricidade para o seu veículo.

É uma infraestrutura que permite o carregamento das baterias dos veículos elétricos, que podem ser de carregamento normal (até 16 kW), semirrápido (de 16 kW a 22 kW), rápido (de 22 kW a 50 kW) e ultrarrápido (acima de 50 kW). Deverá verificar as caraterísticas das baterias do seu carro para poder retirar o máximo partido da potência instalada no posto de carregamento.
Os postos distinguem-se pelo tipo de tomadas que possuem para efetivar o carregamento e pela potência que disponibilizam, a qual determina o tempo de carregamento.
Tipicamente, os postos de carregamento normais possuem tomadas incorporadas às quais o utilizador acopla um cabo de carregamento. No caso dos postos rápidos e ultrarrápidos, os equipamentos possuem cabos próprios para ligar ao veículo.

Existem 4 modos de carregamento:
Modo de Carga 1: Referente ao carregamento normal nas tomadas industriais com um carregador normal do veículo (normalmente motas e veículos semelhantes);
Modo de Carga 2: Referente ao carregamento normal nas tomadas industriais com recurso a um adaptador de controlo integrada no cabo (normalmente carros);
Modo de Carga 3: Referente ao carregamento normal nas tomadas Mennekes com um carregador normal do veículo;
Modo de Carga 4: Referente ao carregamento rápido e ultrarrápido, utilizando um carregador que altera as características da corrente fornecida ao veículo (passando de corrente alternada para contínua).

O tempo de carregamento de um veículo elétrico depende de vários fatores, nomeadamente, da dimensão da sua bateria, das características do conversor interno do veículo e da potência do posto de carregamento que é utilizado.
Dependendo do conversor interno do seu veículo, os carregamentos poderão ter as seguintes durações:
Posto de carregamento normal (3,7 kW): cerca de 4 horas para carregar 100 km no veículo.
Posto de carregamento semirrápido (22kW): 45 min para carregar 100 km no veículo.
Posto de carregamento rápido (50 kW): 20 minutos para carregar 100 km no veículo.
Posto de carregamento ultrarrápido (160 kW): 5 minutos para carregar 100 km no veículo.
Os valores dos tempos de carregamento apresentados são valores de referência para a potência disponibilizada pelo posto.

Os carregadores da Rede Mobi.E cumprem com as normas e Diretivas europeias, sendo constituídos por tomadas standard, que podem ser utilizadas por qualquer veículo elétrico.

Os postos de carregamento da Rede Mobi.E possuem um sistema de bloqueio do cabo que não permite que este seja removido sem que o utilizador faça logout no posto de carregamento. Por outro lado, sempre que o cabo é desligado do veículo, o sistema corta automaticamente a eletricidade, pelo que não é possível abastecer outro veículo sem que seja feito um novo login.

SHOPPING CART

close